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segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entrevista com o professor de Matemática Fábio Ávila sobre “A importância do estágio supervisionado na formação do professor de Matemática"

De acordo com o DECRETO Nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, que regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, e dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino médio regular (antigo 2º grau) e supletivo. Conforme esse decreto, no art. 2º:

Considera-se estágio curricular (...) as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

A formação inicial de educadores deve ser a base crucial para que esses adquiram as competências necessárias ao bom exercício da profissão. Com isso, a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática tem o intuito de fornecer subsídios para uma melhor formação dos acadêmicos desse curso, possibilitando ainda, aspectos imprescindíveis na constituição dos conhecimentos, buscando contribuir de maneira significativa e proporcionando uma visão que vai além dos saberes abstratos.
Pensando nisso, alunos da disciplina de Estágio supervisionado II em Matemática foram instigados a realizarem entrevistas com professores da rede estadual de ensino, com o intuito de dialogar sobre a "A importância do estágio supervisionado na formação do professor de Matemática". De modo, que a aluna Caroline Lopes esteve com o professor Fábio Ávila, 38 anos de idade, formado no Curso de Licenciatura em Matémática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com pós-graduação em Metodologia do Ensino Básico. Atua como professor da rede estadual pública de ensino desde 2013, na Escola de ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, localizada no distrito de Taperuaba, Sobral – CE. O mesmo já lecionou em outras escolas, sempre na área de exatas, e tem em sua atuação como professor uma boa convivência com os alunos.
Figura 01: Professor Fábio Ávila.
Caroline Lopes - Qual a importância do estágio supervisionado na formação do professor de Matemática?
Fábio Ávila - O Estágio Supervisionado é uma parte importante da relação teoria e prática, tendo em vista que a disciplina tem um caráter esclarecedor com relação os estudos teóricos, que muitas das vezes só passamos a entender quando temos a oportunidade de vivenciar na prática. Sem esquecer, que o estágio é uma das primeiras portas de entrada no mundo da docência, por isso ele tem de ser visto como uma aproximação da realidade da sala de aula e da escola, sendo que ele leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobre tudo o que observamos e vivenciamos durante a experiência, propiciando ao educando a oportunidade de fazer uma composição da teoria e da prática.

Caroline Lopes - Você acredita que o estágio supervisionado seja uma instância que permita a articulação entre o estudo teórico e os conhecimentos práticos?
Fábio Ávila - A experiência de vivenciar um estágio supervisionado durante a formação acadêmica é fundamental para que os acadêmicos conheçam o campo prático onde possivelmente irão atuar no futuro, no entanto, é durante a experiência do estágio também que se é possível perceber e refletir sobre a importância dos fundamentos teóricos, pois é em meio aos conceitos teóricos e o exercício prático na sala de aula que os acadêmicos podem planejar e executar um processo de ensino-aprendizagem adequado à realidade dos nossos alunos, percebendo no contexto prático as dificuldades e necessidades dos educandos, porém intervindo com os saberes de ordem teórica. Em estudos sobre o assunto sobre estágio supervisionado encontro apoio teórico nos textos de Lima, na qual vem nos explicitar que “a ação mediadora entre teoria e prática é fundamental, pois a prática promove a inserção dos futuros professores na escola, já que eles aprendem por meio dos erros, acertos e desafios a resolverem as dificuldades diárias que aparecem na escola”.

Caroline Lopes - Uma das etapas do Estágio Supervisionado em Matemática, tem como objetivo a análise reflexiva da prática, por meio de observações em salas de aula de Matemática do Ensino Médio. Qual sua opinião com relação esse período em sala de aula?
Fábio Ávila - A ação reflexiva na prática de um professor de Matemática é imprescindível, principalmente porque os alunos não aprendem da mesma e formulam resposta em relação a alguns problemas diferentes da formula apresentada pelo professor, no entanto, o aluno não pode em hipótese alguma ser repreendido por sua postura, pois nem todas as respostas precisam ser seguidas por um mesmo caminho para serem consideradas como verdade. Por isso, é necessário que o professor aprenda a refletir em suas ações sobre sua postura como mediador do conhecimento para que sua didática possa ser renovada e para que atenda às necessidades de seus alunos. Contudo, para que a educação aconteça realmente é preciso que haja uma relação entre professor e aluno, este relacionamento deve ser de amizade, cooperação e respeito no sentido de afeto e não de medo, até porque o ensino da matemática é muito estigmatizado nas escolas como um bicho de sete cabeças, e a postura de autoritarismo por parte do professor só reforça tal pensamento.

Caroline Lopes - O estágio deve ser compreendido enquanto espaço que oportunize a concretização do conhecimento e dos saberes necessários ao exercício do educador. Mas uma das grandes dificuldades é justamente a forma como se dar esse aprendizado, com isso, quais mecanismos você sugere como necessários para uma boa efetivação da disciplina de estágio?
Fábio Ávila - Entende-se que o acadêmico ao vivenciar o estágio supervisionado na escola poderá observar as adversidades diárias enfrentadas pelos profissionais da educação licenciados em Matemática, e claro, experimentar de maneira concreta os conhecimentos utilizados em sala de aula. Dentre alguns mecanismos coerentes ao período de estágio poderiam ser oferecidos aos estagiários após as observações realizadas e a notações feitas, momentos com os alunos, no qual o professor titular possa atuar junto com o acadêmico, seguido de um momento em que o estagiário toma o lugar do professor titular, pois é preciso fazer o estagiário experimente a licenciatura, pois durante as observações eles identificam diversos defeitos na didática de quem eles observam, no entanto, ao saber quais posturas são necessárias quando há um contato concreto entre docente e discente o estagiário poderia refletir novamente sobe suas observações, e adotar novas posturas. Dessa forma entendo que o próprio estagiário agiria com autonomia diante das dificuldades e problemas que surgem no decorrer de uma aula.  Contudo, experiências como está aqui sugerida seria uma possibilidade de fazer com que os estagiários consigam superar a fragmentação da teoria e da prática, nesse sentido é preciso que os estagiários tenham postura de pesquisadores preocupados em refletir sempre sobre a prática que observam de maneira crítica, considerando os aspectos e anseios sociais e culturais dos alunos, facilitando por meio deste exercício, a formação de um profissional docente pesquisador.

Caroline Lopes - Quais benefícios você considera significativos na disciplina de estágio supervisionado para os futuros professores de Matemática?
Fábio Ávila - São muito os benefícios do estágio na vida do acadêmico, pois se trata de um período em que o estudante vai ter contato mais direto com a prática pedagógica escolar, assim como realizar estudos, reflexões, analises e avaliações dessa experiência.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." - Paulo Freire.

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