De acordo com o DECRETO Nº 87.497, de 18 de agosto de 1982,
que regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, e dispõe sobre o
estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino médio
regular (antigo 2º grau) e supletivo. Conforme esse decreto, no art. 2º:
Considera-se estágio
curricular (...) as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural,
proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e
trabalho de seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral ou junto a
pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e
coordenação da instituição de ensino.
A formação inicial de educadores deve ser a base crucial para
que esses adquiram as competências necessárias ao bom exercício da profissão. Com
isso, a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática tem o intuito de
fornecer subsídios para uma melhor formação dos acadêmicos desse curso,
possibilitando ainda, aspectos imprescindíveis na constituição dos conhecimentos,
buscando contribuir de maneira significativa e proporcionando uma visão que vai
além dos saberes abstratos.
Pensando nisso, alunos da disciplina de Estágio
supervisionado II em Matemática foram instigados a realizarem entrevistas com
professores da rede estadual de ensino, com o intuito de dialogar sobre a "A importância
do estágio supervisionado na formação do professor de Matemática".
De modo, que a aluna Caroline Lopes esteve com o professor Fábio Ávila, 38
anos de idade, formado no Curso de Licenciatura em Matémática da Universidade
Estadual Vale do Acaraú (UVA), com pós-graduação em Metodologia do Ensino
Básico. Atua como professor da rede estadual pública de ensino desde 2013, na
Escola de ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, localizada no
distrito de Taperuaba, Sobral – CE. O mesmo já lecionou em outras escolas,
sempre na área de exatas, e tem em sua atuação como professor uma boa
convivência com os alunos.
Figura 01: Professor Fábio Ávila.
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Caroline Lopes - Qual a importância do estágio
supervisionado na formação do professor de Matemática?
Fábio Ávila - O Estágio Supervisionado é uma parte importante da relação teoria e
prática, tendo em
vista que a disciplina tem um caráter esclarecedor com relação os estudos
teóricos, que muitas das vezes só passamos a entender quando temos a oportunidade
de vivenciar na prática. Sem esquecer, que o estágio é uma das primeiras portas
de entrada no mundo da docência, por
isso ele tem de ser visto como uma aproximação da realidade da sala de aula e
da escola, sendo que ele leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobre
tudo o que observamos e vivenciamos durante a experiência, propiciando ao educando
a oportunidade de fazer uma composição da teoria e da prática.
Caroline Lopes - Você acredita que o estágio supervisionado seja
uma instância que permita a articulação entre o estudo teórico e os
conhecimentos práticos?
Fábio Ávila - A experiência de vivenciar um
estágio supervisionado durante a formação acadêmica é fundamental para que os
acadêmicos conheçam o campo prático onde possivelmente irão atuar no futuro, no
entanto, é durante a experiência do estágio também que se é possível perceber e
refletir sobre a importância dos fundamentos teóricos, pois é em meio aos
conceitos teóricos e o exercício prático na sala de aula que os acadêmicos
podem planejar e executar um processo de ensino-aprendizagem adequado à
realidade dos nossos alunos, percebendo no contexto prático as dificuldades e
necessidades dos educandos, porém intervindo com os saberes de ordem teórica.
Em estudos sobre o assunto sobre estágio supervisionado encontro apoio teórico
nos textos de Lima, na qual vem nos explicitar que “a ação mediadora entre
teoria e prática é fundamental, pois a prática promove a inserção dos futuros
professores na escola, já que eles aprendem por meio dos erros, acertos e
desafios a resolverem as dificuldades diárias que aparecem na escola”.
Caroline Lopes - Uma das etapas do Estágio Supervisionado em
Matemática, tem como objetivo a análise reflexiva da prática, por meio de
observações em salas de aula de Matemática do Ensino Médio. Qual sua opinião
com relação esse período em sala de aula?
Fábio Ávila - A ação reflexiva na prática de
um professor de Matemática é imprescindível, principalmente porque os alunos
não aprendem da mesma e formulam resposta em relação a alguns problemas
diferentes da formula apresentada pelo professor, no entanto, o aluno não pode
em hipótese alguma ser repreendido por sua postura, pois nem todas as respostas
precisam ser seguidas por um mesmo caminho para serem consideradas como
verdade. Por isso, é necessário que o professor aprenda a refletir em suas
ações sobre sua postura como mediador do conhecimento para que sua didática
possa ser renovada e para que atenda às necessidades de seus alunos. Contudo,
para que a educação aconteça realmente é preciso que haja uma relação entre
professor e aluno, este relacionamento deve ser de amizade, cooperação e
respeito no sentido de afeto e não de medo, até porque o ensino da matemática é
muito estigmatizado nas escolas como um bicho de sete cabeças, e a postura de
autoritarismo por parte do professor só reforça tal pensamento.
Caroline Lopes - O estágio deve ser compreendido enquanto espaço que oportunize a
concretização do conhecimento e dos saberes necessários ao exercício do
educador. Mas uma das grandes dificuldades é justamente a forma como se dar
esse aprendizado, com isso, quais mecanismos você sugere como necessários para
uma boa efetivação da disciplina de estágio?
Fábio Ávila - Entende-se que o acadêmico ao
vivenciar o estágio supervisionado na escola poderá observar as adversidades
diárias enfrentadas pelos profissionais da educação licenciados em Matemática,
e claro, experimentar de maneira concreta os conhecimentos utilizados em sala
de aula. Dentre alguns mecanismos coerentes ao período de estágio poderiam ser
oferecidos aos estagiários após as observações realizadas e a notações feitas,
momentos com os alunos, no qual o professor titular possa atuar junto com o acadêmico,
seguido de um momento em que o estagiário toma o lugar do professor titular,
pois é preciso fazer o estagiário experimente a licenciatura, pois durante as
observações eles identificam diversos defeitos na didática de quem eles
observam, no entanto, ao saber quais posturas são necessárias quando há um
contato concreto entre docente e discente o estagiário poderia refletir novamente
sobe suas observações, e adotar novas posturas. Dessa forma entendo que o
próprio estagiário agiria com autonomia diante das dificuldades e problemas que
surgem no decorrer de uma aula. Contudo,
experiências como está aqui sugerida seria uma possibilidade de fazer com que
os estagiários consigam superar a fragmentação da teoria e da prática, nesse
sentido é preciso que os estagiários tenham postura de pesquisadores
preocupados em refletir sempre sobre a prática que observam de maneira crítica,
considerando os aspectos e anseios sociais e culturais dos alunos, facilitando
por meio deste exercício, a formação de um profissional docente pesquisador.
Caroline Lopes - Quais benefícios você considera
significativos na disciplina de estágio supervisionado para os futuros
professores de Matemática?
Fábio Ávila - São muito os benefícios do
estágio na vida do acadêmico, pois se trata de um período em que o estudante
vai ter contato mais direto com a prática pedagógica escolar, assim como
realizar estudos, reflexões, analises e avaliações dessa experiência.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." - Paulo Freire.
Excelente, Caroline. Parabéns!
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